17/06/2010

Correlação entre o índice market-to-book e os índices tradicionais de rentabilidade e EVA

Análise de Resultados: um estudo exploratório sobre a correlação entre o índice market-to-book e os índices tradicionais de rentabilidade e EVA®

Resumo: São vários os instrumentos utilizados para se avaliar os resultados das empresas. O próprio lucro auferido, os índices tradicionais de rentabilidade, o EVA®, entre outros, poderão servir como base para a tomada de decisão dos diversos usuários da Contabilidade. Ao comparar o valor contábil (book value) e o valor de mercado (market value) das empresas, nota-se que eles estão se distanciando cada vez mais, o que pode ser comprovado pelo índice Market-to-Book calculado pelo quociente entre valor de mercado e valor contábil. Esse índice apresenta o quanto a empresa é valorizada pelo mercado em relação ao seu valor contábil, mas pode não apresentar sua real capacidade de alcançar bons resultados. Diante disso, o objetivo principal deste estudo é verificar o grau de correlação entre o índice market-to-book e os índices tradicionais de rentabilidade e EVA® de uma amostra que totaliza 90 empresas, formada por organizações de capital aberto listadas na Revista Exame – Maiores e Melhores 2009. Para tanto, foram calculados os referidos índices, a correlação existente entre eles e o coeficiente de determinação (R²). Em seguida foi aplicada a técnica estatística de Análise de Cluster para dividir a amostra em grupos homogêneos. Os procedimentos de correlação e regressão foram repetidos em cada cluster formado – 02 ao total. Como resultado, tem-se que a correlação entre as variáveis é fraca - tanto no geral, quanto em cada cluster, mostrando que a decisão do acionista sobre aplicar ou não seus recursos em uma empresa vai além do resultado por ela alcançado e que a variável que mais se correlaciona com o market-to-book é a Rentabilidade do Patrimônio Líquido. Já o coeficiente de determinação (R²) é baixo, impossibilitando o uso da reta de regressão para prever ou estimar a variável dependente.

Palavras-chave: Análise de resultados. Market-to-book. Índices de desempenho. EVA®.

Luciano Souza Gonçalves e Viviane Baiao da Cunha