15/06/2010

Atuação dos egressos de Ciências Contábeis da UCB

Pesquisa exploratória sobre a atuação dos egressos de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Brasília (UCB) que concluíram o bacharelado no período de 2005 a 2007

Resumo: O estudo sobre a atuação no mercado de trabalho dos egressos em Ciências Contábeis é fator relevante para investigar a contribuição do curso superior em sua vida profissional e evidenciar o status profissional dos novos contadores no mercado de trabalho. Esta pesquisa tem o objetivo de investigar a atuação dos egressos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Brasília (UCB) no mercado de trabalho, e para tanto, realizou-se pesquisa de campo junto aos egressos que concluíram o bacharelado no período de 2005 a 2007. De um total de 167 bacharéis, 52 participaram da pesquisa. Como resultado verificou-se que de forma geral os egressos do curso estão satisfeitos com a área contábil, não encontrando dificuldades para ingressar no mercado de trabalho, e percebendo, em termos salariais, significativa melhora após a conclusão do curso, seguindo assim, uma tendência internacional, para quem investe em conhecimento. Observou-se que os fatores fundamentais para o sucesso na profissão são responsabilidade, atualização em relação à legislação, dedicação e comportamento ético, além de levar em consideração uma visão de boas perspectivas para o mercado de trabalho.

Palavras-chave: Atuação no mercado de trabalho. Egressos de Ciências Contábeis. Educação Continuada.

Carla de Lacerda Segala Dourado e Thâmila Caroline da Cruz Carvalho Rodrigues

Palestra: A Prova Pericial Contábil: parecer e laudo

Palestrante: Sandra Maria Batista - Expressão Contábil & Associados


Estudo exploratório sobre os benefícios e desafios da implantação e utilização do SPED

Estudo exploratório sobre os benefícios e desafios da implantação e utilização do Sistema Público de Escrituração Digital - SPED na opinião de prestadores de serviços contábeis no Distrito Federal.

Resumo: O Sistema Público de Escrituração Digital – SPED é uma revolução que marca a etapa de transmissão digital, tem o objetivo de informatizar a relação entre o fisco e os contribuintes trazendo benefícios à sociedade e ao governo. O objetivo deste estudo é evidenciar os benefícios e desafios da implantação e utilização do SPED na opinião de prestadores de serviços contábeis no Distrito Federal. Para isso, foi apresentada uma base teórica que relata a opinião de profissionais da área contábil. A pesquisa foi realizada nos meses de dezembro/2009 a março/2010 onde foram entrevistadas vinte empresas que utilizam e vinte empresas que não utilizam o SPED. Como resultados checaram-se os benefícios e desafios citados e constatou-se que as empresas não estão preparadas para uma transformação tão radical em sua forma de escrituração. Notou-se que a NF-e é o subprojeto mais utilizado entre os usuários do SPED. Ao ser confrontado o julgamento dos dois grupos de respondentes, verificou-se que há semelhanças quantos aos benefícios e uma diversidade de opiniões quanto aos desafios nas empresas contábeis pesquisadas.

Palavras–chave: Sistema Público de Escrituração Digital - SPED. Tecnologia da Informação. Prestadores de serviços contábeis.

Cleide Machado de Oliveira e Eleandro Elias Carneiro