YouTube no ensino da contabilidade de custos: investigação empírica sobre a opinião dos aprendizes do Curso de Ciências Contábeis da UCB quanto à utilização de vídeos no processo de ensino aprendizagem
Resumo: Esta pesquisa surgiu a partir da importância da educação continuada, por meios de novas tecnologias educacionais disponíveis aos interessados pela área contábil. A falta de informação, no que tange o conhecimento destas tecnologias possibilitou a busca de ferramentas para o ensino desta ciência que teve início devido a observações despropositadas feitas no site Youtube. O objetivo do trabalho foi investigar a utilização do uso de vídeos postados no YouTube da área contábil para o ensino da contabilidade de custos, e se estes vídeos podem ser considerados como ferramenta educacional. Para tanto, identificou-se os vídeos relacionados à contabilidade de custos e foi aplicado um questionário de pesquisa aos aprendizes matriculados nas disciplinas de contabilidade de custos com 21 alunos e em análise de custos com 29 alunos para a possível ou não comprovação do Youtube como mídia educacional. Os principais resultados demonstraram que na opinião dos aprendizes o YouTube pode ser considerado como uma nova ferramenta de ensino, sendo capaz de contribuir para o aprendizado de uma pessoa que não possui conhecimento algum sobre o assunto apresentado.
Palavras-chave: Contabilidade de Custos. Ensino-aprendizagem em Custos. Vídeos no Ensino de Custos.