11/11/2010

Demonstração do Valor Adicionado

TCC - Análise da distribuição de riqueza das empresas do novo mercado através da demonstração do valor adicionado no período de 2008 a 2009

Resumo: Com a evolução do ambiente competitivo tornou-se fundamental relatórios contábeis voltados a demonstrar a responsabilidade social das empresas e as atividades econômico-financeira das entidades com fins lucrativos. Neste contexto, a Demonstração de Valor Adicionado vem informar o valor da riqueza criada e a forma de sua distribuição pelos fatores de produção, com o advento da lei 11.638/2007 passa a ser obrigatória para as companhias abertas. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a distribuição do valor adicionado das empresas brasileiras listadas no Novo Mercado da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros Bovespa (BM&F BOVESPA). Para isso, utilizando-se do método descritivo e bibliográfico procedeu-se a análise e comparativos de como foi à distribuição do valor adicionado aos agentes econômicos de 90 empresas listadas no ano de 2010 no segmento pertencente ao Setor de Governança Corporativa Novo Mercado da BM&F Bovespa dispostas nos anos de 2008 e 2009 entre nove setores econômicos. Através da análise dos resultados, conclui-se que não há predominância entre as parcelas do valor adicionado despendidos a cada agente econômico por setor e que considerada a série histórica variam pouco quanto à distribuição de valor entre um ano e outro.

Miscila Georgina da Conceição Afonso e Samara Patrícia da Silva Gomes

Quinta-feira - Agenda

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Abertura dos trabalhos

Análise da distribuição de riqueza das empresas do novo mercado através da demonstração do valor adicionado no período de 2008 a 2009
Miscila Georgina da Conceição Afonso e Samara Patrícia da Silva Gomes

Vídeo de encerramento/Sorteio de brindes
Os brindes: camisetas, livros de contabilidade (manual de contabilidade, teoria da contabilidade, análise de balanços, dentre outros), calculadora hp12c.

Agradecimentos

Coffee Break - Hall de entrada do auditório