15/11/2009

Primeiro dia da XVIII Semana da Contabilidade

Amanhã daremos início a mais uma edição da Semana da Contabilidade, evento que vem se consolidando a cada semestre como uma oportunidade para divulgação, a toda comunidade interna e externa à UCB, da produção acadêmica dos alunos do curso de Ciências Contábeis.

Para a ocasião são convidados empresários, professores de Contabilidade de outras instituições de ensino superior do Distrito Federal, alunos de cursos técnicos de contabilidade e representantes de entidade de classe dos Contabilistas, além de toda a família UCB.

No primeiro dia será realizada a entrega da credenciais pelas quais será realizado o controle de presença, para obtenção do certificado de participação. Aqueles que não efetuaram a inscrição pelo portal de eventos da UCB poderão faze-lo na entrada do auditório do bloco M. Pedimos que todos participantes cheguem antes das 19:30 para retirarem a credencial.

Contamos a participação de todos.

Trabalhos de TCC - 18/11

No penúltimo dia da XVIII Semana da Contabilidade, teremos a apresentação de dois artigos desenvolvidos na disciplina da TCC.

A pesquisa dos discentes César Carlos Soares de Almeida e Hagton Vinícius Belchior de Morais Jaguarível, orientada pelo professor MSc. Alexandre dos Santos Silva, aborda ativo intangível realizando um estudo comparativo entre os preceitos normativos da legislação brasileira à luz da teoria contábil, conforme resumo abaixo:

"A teoria da contabilidade possui em seu arcabouço diversos temas bastante controversos, logo, que estão em constante debate. Um desses assuntos certamente é o que se refere ao estudo dos Ativos Intangíveis. A discussão sobre os ativos intangíveis recrudesceu em nosso país, em função dos recentes preceitos normativos da legislação brasileira, Lei n. 11.638, de 28 de dezembro de 2007, que, busca, agora, impor e disciplinar sua contabilização. Assim, o objetivo geral deste trabalho é verificar se o tratamento dado ao ativo intangível na nova legislação brasileira, relativamente ao seu reconhecimento, mensuração e evidenciação, encontra respaldo na teoria da contabilidade. Espera-se oferecer uma avaliação, qualitativa, por meio de um estudo comparativo, sobre quão distante ou quão próximo se encontram os preceitos legais das considerações teóricas sobre o assunto. Como resultado constatou-se que mesmo sendo inescapável o distanciamento da teoria quando da necessidade de operacionalização prática de conceitos contábeis, a solução pragmática da legislação está respaldada pela boa teoria".

Teremos também o trabalho das discentes Danielle de Faria Rodrigues e Luciana de Azevedo Leite, orientado pelo professor MSc. Idalberto José das Neves Júnior, cujo título é MODELO FLEURIET: estudo exploratório sobre a aplicação do modelo de análise dinâmica de capital de giro para a avaliação de desempenho de empresas brasileiras.

Segue abaixo o resumo da pesquisa:

"O modelo de Fleuriet visa analisar a situação financeira das empresas sob a perspectiva do modelo dinâmico de capital de giro. O objetivo principal do trabalho é evidenciar os resultados da análise de liquidez e risco da estrutura financeira em empresas brasileiras a partir da utilização do Modelo Fleuriet. Para tanto, foi necessária a utilização dos conceitos desse modelo, que consiste no estudo de 3 variáveis: Necessidade de Capital de Giro (NCG), Capital de Giro (CDG) e Saldo de Tesouraria (T). O escopo do trabalho compreendeu a análise de 09 setores e o correspondente a 45 empresas brasileiras. Como resultado verificou-se que 44% das empresas (4 setores econômicos) possuem Capital de Giro (CDG) o suficiente para financiar a Necessidade de Capital de Giro (NCG). Sobre a ótica do risco da estrutura financeira, 33% das empresas foram classificadas como excelentes ou satisfatórias. Dos 67% das empresas classificadas como risco comprometedor (insatisfatórias, alto risco, muito ruins ou péssimas), 44% foram evidenciadas como muito ruins e péssimas. A certificação da assertividade dessa avaliação foi obtida pela aplicação da técnica estatística de análise discriminante, o que correspondeu ao índice de 60% de acertos".

Links para download dos trabalhos:
http://www.4shared.com/file/152792360/f2e12883/ATIVO_INTANGVEL_-_UM_ESTUDO_COMPARATIVO_ENTRE_OS_PRECEITOS_NORMATIVOS_DA_LEGISLAO_BRASILEIRA__LUZ_DA_TEORIA_CONTBIL.html
http://www.4shared.com/file/152792846/25e100d5/MODELO_FLEURIET_-_estudo_exploratrio_sobre_a_aplicao_do_modelo_de_anlise_dinmica_de_capital_de_giro_para_a_avaliao_de_desempenho_de_empresas_brasileiras.html

Apresentações de TCC - terça-feira

Na terça-feira (18/11) teremos a apresentação de dois trabalhos de TCC, o primeiro desenvolvido pela discente Adriana Feliciano Alves e orientado pelo professor MSc. Frederico Mendes, tratará das Finanças Comportamentais, sendo que a pesquisa realizou um estudo sobre o perfil comportamental dos estudantes e professores do Curso de Ciências Contábeis e Adminstração da Universidade Católica de Brasíliaque atuam como investidores.

Resumo do TCC Finanças Comportamentais: um estudo sobre o perfil comportamental dos estudantes e professores dos cursos Ciências Contábeis e Administração da Universidade Católica de Brasília que atuam como investidores.

"Finanças Comportamentais é um tema recente de estudo, iniciado na década de 80, pelos psicólogos e professores Amos Tversky e Daniel Kahneman (MOSCA, 2009), tem por objetivo aliar economia, finanças e o estudo comportamental com vistas a indicar os fatores que moldam o processo decisório humano. Não obstante, também assinala o aperfeiçoamento da teoria das finanças modernas, que correlaciona a racionalidade dos agentes econômicos. A teoria financeira comportamental busca demonstrar que uma série de decisões e fenômenos financeiros podem ser melhor compreendidos por meio de modelos nos quais indivíduos nem sempre possuem uma atitude inteiramente racional. Um dos aspectos das Finanças Comportamentais é que os indivíduos dão maior importância às perdas do que aos ganhos. Com o objetivo de obter maiores informações sobre o perfil comportamental de investidores, foi realizada uma pesquisa com questionário aplicado por meio de dados analisados de forma quantitativa, utilizando como ferramentas estatísticas as Análises Descritivas, de Cluster. A pesquisa realizou-se com 100 estudantes e 18 professores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Católica de Brasília considerando importante conhecer como os mesmos se comportam, diante situações de risco de investimento".

A segunda apresentação de TCC será do trabalho ANÁLISE DE CONTEÚDOS: Lei 11.638/2007 – Estudo comparativo entre as Normas Brasileiras de Contabilidade e as Normas Internacionais do IASB, a pesquisa foi desenvolvida pelas discentes Danielle Couto de Paiva e Jeanyne Ganho de Bittencourt, sob orientação do professor MSc. Idalberto José das Neves Júnior.

Abaixo o resumo da pesquisa:

"Com o acentuado desenvolvimento tecnológico e crescimento do comércio mundial, aproximando os mercados internacionais, surge a necessidade de padronizar os procedimentos de informações contábeis. A criação do IASB – International Accounting Standards Board –, em 2001, fez com que houvesse a formulação de um padrão de normas contábeis geralmente aceitos. O Brasil está em processo de convergência às normas internacionais do IASB, devido às alterações da Lei das S/A e à criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Nesse contexto, o presente trabalho objetiva discutir o nível de convergência entre as normas brasileiras de contabilidade e as normas internacionais do IASB, de acordo com os preceitos da Lei 11.638/2007. Sendo que a comparação entre essas normas foi realizada a partir da análise de conteúdos e a aplicação de check-list de verificação. Foram analisados 44 normas e 2.712 parágrafos. Os resultados mensurados foram obtidos com o uso de escala de mensuração do grau de convergência entre as normas. Como resultado verificou-se que a norma brasileira de contabilidade está em crescente convergência às normas internacionais. O índice de convergência entre as normas, em uma escala de 0% a 100%, foi mensurado entre 76% a 100%".

Links para dowload dos artigos:

http://www.4shared.com/file/152780250/4f67f04c/ANLISE_DE_CONTEDOS_-_Lei_11638__Estudo_comparativo_entre_as_Normas_Brasileiras_de_Contabilidade_e_as_Normas_Internacionais_do_IASB.html
http://www.4shared.com/file/152780349/2e62139e/Finanas_Comportamentais_-_um_estudo_sobre_o_perfil_comportamental_dos_estudantes_e_professores_dos_cursos_Cincias_Contbeis_e_Administrao_da_Universidade_Catlica_de_Braslia_que_atuam_como_investidores.html

TCC sobre o Impacto da Execução Orçamentária

O trabalho de TCC dos discentes Daniel Azevedo Pansani e Marcia regina Rodrigues Mateus, orientado pelo professor MSc. André Luiz Cordeiro, será apresentado na segunda-feira (16/11). A pesquisa tem como título "Impacto da execução orçamentária sobre a Dívida Pública: um estudo exploratório do período de 1995 a 2008 no Governo Federal".

Abaixo segue o resumo do artigo, bem como link para download do arquivo com o trabalho completo.

Resumo:
"O controle do déficit público tem papel central na formulação e na execução da política econômica, e uma forma de controlá-lo é pela fixação de metas orçamentárias. A competência da Contabilidade Pública está relacionada ao Orçamento Público, o que a torna fundamental na estão da Dívida Pública. Visando relacionar o papel da Contabilidade Pública ao controle do endividamento do país, a partir da demonstração de como a execução orçamentária afeta a dívida pública, surgiu o seguinte problema de pesquisa: Qual o impacto da execução orçamentária sobre a dívida líquida do setor público no período de 1995 a 2008? A partir dos dados da dívida pública disponibilizados pelo Ipeadata e pelo BACEN, além dos dados orçamentários do Governo Federal disponíveis no sítio do Tesouro Nacional, foi realizada uma análise de regressão múltipla linear por meio da utilização do software PASW Statistics 17.0.

Verificou-se que a diferença positiva entre a previsão e execução de receitas e despesas do Governo Federal afeta a dívida pública. Quanto maior a diferença positiva entre previsão e execução das receitas correntes, há tendência de aumento da dívida, enquanto o aumento da diferença positiva entre fixação e execução de despesas correntes tende a diminuir a dívida."

Link para download do artigo: http://www.4shared.com/file/152770777/67ae5257/Impacto_da_execuo_oramentria_sobre_a_Dvida_Pblica_-_um_estudo_exploratrio_do_perodo_de_1995_a_2008_no_Governo_Federal.html

Trabalhos de TCC selecionados para apresentação na XVIII Semana da Contabilidade

Serão disponibilizados no blog os arquivos dos trabalhos de TCC selecionados para apresentação durante a XVIII Semana da Contabilidade e V Semana da Contabilidade Virtual.

A leitura prévia dos artigos possibilitará um melhor entendimento das apresentações, bem como uma maior participação durante dos debates.