15/11/2009

Trabalhos de TCC - 18/11

No penúltimo dia da XVIII Semana da Contabilidade, teremos a apresentação de dois artigos desenvolvidos na disciplina da TCC.

A pesquisa dos discentes César Carlos Soares de Almeida e Hagton Vinícius Belchior de Morais Jaguarível, orientada pelo professor MSc. Alexandre dos Santos Silva, aborda ativo intangível realizando um estudo comparativo entre os preceitos normativos da legislação brasileira à luz da teoria contábil, conforme resumo abaixo:

"A teoria da contabilidade possui em seu arcabouço diversos temas bastante controversos, logo, que estão em constante debate. Um desses assuntos certamente é o que se refere ao estudo dos Ativos Intangíveis. A discussão sobre os ativos intangíveis recrudesceu em nosso país, em função dos recentes preceitos normativos da legislação brasileira, Lei n. 11.638, de 28 de dezembro de 2007, que, busca, agora, impor e disciplinar sua contabilização. Assim, o objetivo geral deste trabalho é verificar se o tratamento dado ao ativo intangível na nova legislação brasileira, relativamente ao seu reconhecimento, mensuração e evidenciação, encontra respaldo na teoria da contabilidade. Espera-se oferecer uma avaliação, qualitativa, por meio de um estudo comparativo, sobre quão distante ou quão próximo se encontram os preceitos legais das considerações teóricas sobre o assunto. Como resultado constatou-se que mesmo sendo inescapável o distanciamento da teoria quando da necessidade de operacionalização prática de conceitos contábeis, a solução pragmática da legislação está respaldada pela boa teoria".

Teremos também o trabalho das discentes Danielle de Faria Rodrigues e Luciana de Azevedo Leite, orientado pelo professor MSc. Idalberto José das Neves Júnior, cujo título é MODELO FLEURIET: estudo exploratório sobre a aplicação do modelo de análise dinâmica de capital de giro para a avaliação de desempenho de empresas brasileiras.

Segue abaixo o resumo da pesquisa:

"O modelo de Fleuriet visa analisar a situação financeira das empresas sob a perspectiva do modelo dinâmico de capital de giro. O objetivo principal do trabalho é evidenciar os resultados da análise de liquidez e risco da estrutura financeira em empresas brasileiras a partir da utilização do Modelo Fleuriet. Para tanto, foi necessária a utilização dos conceitos desse modelo, que consiste no estudo de 3 variáveis: Necessidade de Capital de Giro (NCG), Capital de Giro (CDG) e Saldo de Tesouraria (T). O escopo do trabalho compreendeu a análise de 09 setores e o correspondente a 45 empresas brasileiras. Como resultado verificou-se que 44% das empresas (4 setores econômicos) possuem Capital de Giro (CDG) o suficiente para financiar a Necessidade de Capital de Giro (NCG). Sobre a ótica do risco da estrutura financeira, 33% das empresas foram classificadas como excelentes ou satisfatórias. Dos 67% das empresas classificadas como risco comprometedor (insatisfatórias, alto risco, muito ruins ou péssimas), 44% foram evidenciadas como muito ruins e péssimas. A certificação da assertividade dessa avaliação foi obtida pela aplicação da técnica estatística de análise discriminante, o que correspondeu ao índice de 60% de acertos".

Links para download dos trabalhos:
http://www.4shared.com/file/152792360/f2e12883/ATIVO_INTANGVEL_-_UM_ESTUDO_COMPARATIVO_ENTRE_OS_PRECEITOS_NORMATIVOS_DA_LEGISLAO_BRASILEIRA__LUZ_DA_TEORIA_CONTBIL.html
http://www.4shared.com/file/152792846/25e100d5/MODELO_FLEURIET_-_estudo_exploratrio_sobre_a_aplicao_do_modelo_de_anlise_dinmica_de_capital_de_giro_para_a_avaliao_de_desempenho_de_empresas_brasileiras.html