15/11/2009

TCC sobre o Impacto da Execução Orçamentária

O trabalho de TCC dos discentes Daniel Azevedo Pansani e Marcia regina Rodrigues Mateus, orientado pelo professor MSc. André Luiz Cordeiro, será apresentado na segunda-feira (16/11). A pesquisa tem como título "Impacto da execução orçamentária sobre a Dívida Pública: um estudo exploratório do período de 1995 a 2008 no Governo Federal".

Abaixo segue o resumo do artigo, bem como link para download do arquivo com o trabalho completo.

Resumo:
"O controle do déficit público tem papel central na formulação e na execução da política econômica, e uma forma de controlá-lo é pela fixação de metas orçamentárias. A competência da Contabilidade Pública está relacionada ao Orçamento Público, o que a torna fundamental na estão da Dívida Pública. Visando relacionar o papel da Contabilidade Pública ao controle do endividamento do país, a partir da demonstração de como a execução orçamentária afeta a dívida pública, surgiu o seguinte problema de pesquisa: Qual o impacto da execução orçamentária sobre a dívida líquida do setor público no período de 1995 a 2008? A partir dos dados da dívida pública disponibilizados pelo Ipeadata e pelo BACEN, além dos dados orçamentários do Governo Federal disponíveis no sítio do Tesouro Nacional, foi realizada uma análise de regressão múltipla linear por meio da utilização do software PASW Statistics 17.0.

Verificou-se que a diferença positiva entre a previsão e execução de receitas e despesas do Governo Federal afeta a dívida pública. Quanto maior a diferença positiva entre previsão e execução das receitas correntes, há tendência de aumento da dívida, enquanto o aumento da diferença positiva entre fixação e execução de despesas correntes tende a diminuir a dívida."

Link para download do artigo: http://www.4shared.com/file/152770777/67ae5257/Impacto_da_execuo_oramentria_sobre_a_Dvida_Pblica_-_um_estudo_exploratrio_do_perodo_de_1995_a_2008_no_Governo_Federal.html