15/11/2009

Apresentações de TCC - terça-feira

Na terça-feira (18/11) teremos a apresentação de dois trabalhos de TCC, o primeiro desenvolvido pela discente Adriana Feliciano Alves e orientado pelo professor MSc. Frederico Mendes, tratará das Finanças Comportamentais, sendo que a pesquisa realizou um estudo sobre o perfil comportamental dos estudantes e professores do Curso de Ciências Contábeis e Adminstração da Universidade Católica de Brasíliaque atuam como investidores.

Resumo do TCC Finanças Comportamentais: um estudo sobre o perfil comportamental dos estudantes e professores dos cursos Ciências Contábeis e Administração da Universidade Católica de Brasília que atuam como investidores.

"Finanças Comportamentais é um tema recente de estudo, iniciado na década de 80, pelos psicólogos e professores Amos Tversky e Daniel Kahneman (MOSCA, 2009), tem por objetivo aliar economia, finanças e o estudo comportamental com vistas a indicar os fatores que moldam o processo decisório humano. Não obstante, também assinala o aperfeiçoamento da teoria das finanças modernas, que correlaciona a racionalidade dos agentes econômicos. A teoria financeira comportamental busca demonstrar que uma série de decisões e fenômenos financeiros podem ser melhor compreendidos por meio de modelos nos quais indivíduos nem sempre possuem uma atitude inteiramente racional. Um dos aspectos das Finanças Comportamentais é que os indivíduos dão maior importância às perdas do que aos ganhos. Com o objetivo de obter maiores informações sobre o perfil comportamental de investidores, foi realizada uma pesquisa com questionário aplicado por meio de dados analisados de forma quantitativa, utilizando como ferramentas estatísticas as Análises Descritivas, de Cluster. A pesquisa realizou-se com 100 estudantes e 18 professores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Católica de Brasília considerando importante conhecer como os mesmos se comportam, diante situações de risco de investimento".

A segunda apresentação de TCC será do trabalho ANÁLISE DE CONTEÚDOS: Lei 11.638/2007 – Estudo comparativo entre as Normas Brasileiras de Contabilidade e as Normas Internacionais do IASB, a pesquisa foi desenvolvida pelas discentes Danielle Couto de Paiva e Jeanyne Ganho de Bittencourt, sob orientação do professor MSc. Idalberto José das Neves Júnior.

Abaixo o resumo da pesquisa:

"Com o acentuado desenvolvimento tecnológico e crescimento do comércio mundial, aproximando os mercados internacionais, surge a necessidade de padronizar os procedimentos de informações contábeis. A criação do IASB – International Accounting Standards Board –, em 2001, fez com que houvesse a formulação de um padrão de normas contábeis geralmente aceitos. O Brasil está em processo de convergência às normas internacionais do IASB, devido às alterações da Lei das S/A e à criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Nesse contexto, o presente trabalho objetiva discutir o nível de convergência entre as normas brasileiras de contabilidade e as normas internacionais do IASB, de acordo com os preceitos da Lei 11.638/2007. Sendo que a comparação entre essas normas foi realizada a partir da análise de conteúdos e a aplicação de check-list de verificação. Foram analisados 44 normas e 2.712 parágrafos. Os resultados mensurados foram obtidos com o uso de escala de mensuração do grau de convergência entre as normas. Como resultado verificou-se que a norma brasileira de contabilidade está em crescente convergência às normas internacionais. O índice de convergência entre as normas, em uma escala de 0% a 100%, foi mensurado entre 76% a 100%".

Links para dowload dos artigos:

http://www.4shared.com/file/152780250/4f67f04c/ANLISE_DE_CONTEDOS_-_Lei_11638__Estudo_comparativo_entre_as_Normas_Brasileiras_de_Contabilidade_e_as_Normas_Internacionais_do_IASB.html
http://www.4shared.com/file/152780349/2e62139e/Finanas_Comportamentais_-_um_estudo_sobre_o_perfil_comportamental_dos_estudantes_e_professores_dos_cursos_Cincias_Contbeis_e_Administrao_da_Universidade_Catlica_de_Braslia_que_atuam_como_investidores.html