Estudo exploratório sobre os benefícios e desafios da implantação e utilização do Sistema Público de Escrituração Digital - SPED na opinião de prestadores de serviços contábeis no Distrito Federal.
Resumo: O Sistema Público de Escrituração Digital – SPED é uma revolução que marca a etapa de transmissão digital, tem o objetivo de informatizar a relação entre o fisco e os contribuintes trazendo benefícios à sociedade e ao governo. O objetivo deste estudo é evidenciar os benefícios e desafios da implantação e utilização do SPED na opinião de prestadores de serviços contábeis no Distrito Federal. Para isso, foi apresentada uma base teórica que relata a opinião de profissionais da área contábil. A pesquisa foi realizada nos meses de dezembro/2009 a março/2010 onde foram entrevistadas vinte empresas que utilizam e vinte empresas que não utilizam o SPED. Como resultados checaram-se os benefícios e desafios citados e constatou-se que as empresas não estão preparadas para uma transformação tão radical em sua forma de escrituração. Notou-se que a NF-e é o subprojeto mais utilizado entre os usuários do SPED. Ao ser confrontado o julgamento dos dois grupos de respondentes, verificou-se que há semelhanças quantos aos benefícios e uma diversidade de opiniões quanto aos desafios nas empresas contábeis pesquisadas.
Palavras–chave: Sistema Público de Escrituração Digital - SPED. Tecnologia da Informação. Prestadores de serviços contábeis.
Cleide Machado de Oliveira e Eleandro Elias Carneiro