18/06/2010

YouTube no ensino da contabilidade de custos

YouTube no ensino da contabilidade de custos: investigação empírica sobre a opinião dos aprendizes do Curso de Ciências Contábeis da UCB quanto à utilização de vídeos no processo de ensino aprendizagem

Resumo: Esta pesquisa surgiu a partir da importância da educação continuada, por meios de novas tecnologias educacionais disponíveis aos interessados pela área contábil. A falta de informação, no que tange o conhecimento destas tecnologias possibilitou a busca de ferramentas para o ensino desta ciência que teve início devido a observações despropositadas feitas no site Youtube. O objetivo do trabalho foi investigar a utilização do uso de vídeos postados no YouTube da área contábil para o ensino da contabilidade de custos, e se estes vídeos podem ser considerados como ferramenta educacional. Para tanto, identificou-se os vídeos relacionados à contabilidade de custos e foi aplicado um questionário de pesquisa aos aprendizes matriculados nas disciplinas de contabilidade de custos com 21 alunos e em análise de custos com 29 alunos para a possível ou não comprovação do Youtube como mídia educacional. Os principais resultados demonstraram que na opinião dos aprendizes o YouTube pode ser considerado como uma nova ferramenta de ensino, sendo capaz de contribuir para o aprendizado de uma pessoa que não possui conhecimento algum sobre o assunto apresentado.


Palavras-chave: Contabilidade de Custos. Ensino-aprendizagem em Custos. Vídeos no Ensino de Custos.

Karla Caroline Afiune Simões e Kelly Cristina de Carvalho Almeida

Benefícios e desafios da exigência legal da publicação da DVA

Percepção de pesquisadores brasileiros acerca dos benefícios e desafios da exigência legal da publicação da DVA a partir da nova lei 11.638/07

Resumo: DVA trata-se de uma ferramenta que proporciona aos usuários das demonstrações contábeis informações relativas à riqueza aplicada pela entidade e a forma como tais são distribuídas. Após a promulgação da Lei 11.638/07, a publicação da DVA tornou-se obrigatória. Sintetizando tais informações, o objetivo do presente foi evidenciar a percepção de pesquisadores brasileiros acerca dos benefícios e desafios da exigência legal da publicação da DVA. Em conformidade com a pesquisa, foi aplicado um questionário a 9 autores que representam 97,63% das citações. A formulação dos dados realizou-se por meio dos programas Excel e o software estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). A partir da coleta dos dados e conclusão da pesquisa, observou-se obstante a opinião de pesquisadores brasileiros, que um dos benefícios que a DVA apresenta é a identificação da riqueza gerada e recebida pela empresa, demonstrando como esta é distribuída. A DVA apresenta alguns desafios consoantes à adaptação de sua publicação, um deles é a limitação conjuntural que está relacionada ao estágio de evolução do instrumento. Acredita-se na tendência destes desafios desaparecerem, uma vez que a Lei 11.638/07 veio para regulamentar à publicação desta.

Palavras-Chaves: Demonstração do Valor Adicionado – DVA. Benefícios e Desafios da DVA. Pesquisadores da DVA.

Jussara Ribeiro de Sousa e Silvia Helena Paula Carvalhêdo

Oportunidades de Trabalho no Mercado de Capitais

Marco Túlio Coutinho


Sistema Integrado de Gestão

ThyssenKrupp Elevadores: Estudo exploratório sobre a efetividade de resultados a partir da implantação de Sistema Integrado de Gestão.

Resumo: A implantação de um Sistema Integrado de Gestão numa organização permite progressos na obtenção de informações tempestivas e relevantes, visando melhores resultados. Estes sistemas desempenham papel fundamental, adicionando complexidade e dinamicidade aos processos dentro de uma organização, podendo solucionar fatores críticos para a realização de resultados planejados, permitindo interação em tempo real com as informações e proporcionando redução de custos, uma vez que administrar os custos é fundamental para a competitividade no mercado. O objetivo desta pesquisa é demonstrar a importância da implantação de um SIG, evidenciando as interferências nos resultados da organização. Para a pesquisa, foram analisadas as Demonstrações Contábeis da ThyssenKrupp Elevadores, explorando as informações antes e depois da implantação do Sistema ERP (Enterprise Resources Planning), que significa Planejamento de Recursos Empresariais, SAP R/3. Com a análise das informações obtidas da empresa ThyssenKrupp Elevadores SA, observamos que houve uma alavancagem no faturamento após a implantação do SAP R/3, sendo este um dos fatores positivos para a superação dos resultados. Com o SAP R/3, foi possível um maior gerenciamento e controle dos custos, resultando na obtenção de melhores resultados e a comprovando os benefícios agregados a esta implantação. Portanto, a partir dos tópicos demonstrados, é de suma importância a aquisição e implantação de um Sistema de Gestão, possuindo uma única base de dados e transmitindo informações relevantes em tempo real, permitindo assim o total gerenciamento dos direitos e deveres de uma organização, o que proporciona mais agilidade ao processo de tomada de decisão.

Palavras-Chave: Sistema Integrado de Gestão. Tomada de Decisão. Gerenciamento de Custos. Alavancagem nos Resultados. Sistemas ERP.

Raquel Limeira de Santana

17/06/2010

Correlação entre o índice market-to-book e os índices tradicionais de rentabilidade e EVA

Análise de Resultados: um estudo exploratório sobre a correlação entre o índice market-to-book e os índices tradicionais de rentabilidade e EVA®

Resumo: São vários os instrumentos utilizados para se avaliar os resultados das empresas. O próprio lucro auferido, os índices tradicionais de rentabilidade, o EVA®, entre outros, poderão servir como base para a tomada de decisão dos diversos usuários da Contabilidade. Ao comparar o valor contábil (book value) e o valor de mercado (market value) das empresas, nota-se que eles estão se distanciando cada vez mais, o que pode ser comprovado pelo índice Market-to-Book calculado pelo quociente entre valor de mercado e valor contábil. Esse índice apresenta o quanto a empresa é valorizada pelo mercado em relação ao seu valor contábil, mas pode não apresentar sua real capacidade de alcançar bons resultados. Diante disso, o objetivo principal deste estudo é verificar o grau de correlação entre o índice market-to-book e os índices tradicionais de rentabilidade e EVA® de uma amostra que totaliza 90 empresas, formada por organizações de capital aberto listadas na Revista Exame – Maiores e Melhores 2009. Para tanto, foram calculados os referidos índices, a correlação existente entre eles e o coeficiente de determinação (R²). Em seguida foi aplicada a técnica estatística de Análise de Cluster para dividir a amostra em grupos homogêneos. Os procedimentos de correlação e regressão foram repetidos em cada cluster formado – 02 ao total. Como resultado, tem-se que a correlação entre as variáveis é fraca - tanto no geral, quanto em cada cluster, mostrando que a decisão do acionista sobre aplicar ou não seus recursos em uma empresa vai além do resultado por ela alcançado e que a variável que mais se correlaciona com o market-to-book é a Rentabilidade do Patrimônio Líquido. Já o coeficiente de determinação (R²) é baixo, impossibilitando o uso da reta de regressão para prever ou estimar a variável dependente.

Palavras-chave: Análise de resultados. Market-to-book. Índices de desempenho. EVA®.

Luciano Souza Gonçalves e Viviane Baiao da Cunha

16/06/2010

Desmistificando a Bolsa de Valores


Marco Túlio Coutinho


Custo-volume-lucro de empresas agropecuárias

Aplicação da análise de custo-volume-lucro de empresas agropecuárias de Campos Belos – GO: um estudo exploratório

Resumo: O município de Campos Belos tornou-se referência na criação de gado de corte no estado de Goiás, destacando-se principalmente por sua produtividade e também pela contribuição no desenvolvimento econômico e financeiro das comunidades ligadas ao seu cultivo. O controle dos custos na pecuária é um dos fatores que mais contribuem para o sucesso do ramo, em função disso, o objetivo do trabalho é demonstrar a aplicação dos conceitos de custo-volume-lucro no processo de criação do gado nas empresas do município. Para tal, foi efetuado um estudo exploratório, verificando a aplicação dos custos e o impacto em seu volume e lucro. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório, as coletas dos dados foram feitas através de visitação aos locais, e entrevista diretamente com o produtor. Com isso observa-se que a análise de custos auxilia de forma positiva o processo de gestão das empresas rurais do município. Palavras chave: Análise de custo-volume-lucro; Gado de corte; Empresas rurais; Campos Belos.

Fabiano Lima Vieira e Fernando Barros Reis

Jornada de trabalhos interdisciplinares

O processo educativo: reflexões sobre a relação entre educador e educando para a construção do aprendizado na universidade.

15/06/2010

Atuação dos egressos de Ciências Contábeis da UCB

Pesquisa exploratória sobre a atuação dos egressos de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Brasília (UCB) que concluíram o bacharelado no período de 2005 a 2007

Resumo: O estudo sobre a atuação no mercado de trabalho dos egressos em Ciências Contábeis é fator relevante para investigar a contribuição do curso superior em sua vida profissional e evidenciar o status profissional dos novos contadores no mercado de trabalho. Esta pesquisa tem o objetivo de investigar a atuação dos egressos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Brasília (UCB) no mercado de trabalho, e para tanto, realizou-se pesquisa de campo junto aos egressos que concluíram o bacharelado no período de 2005 a 2007. De um total de 167 bacharéis, 52 participaram da pesquisa. Como resultado verificou-se que de forma geral os egressos do curso estão satisfeitos com a área contábil, não encontrando dificuldades para ingressar no mercado de trabalho, e percebendo, em termos salariais, significativa melhora após a conclusão do curso, seguindo assim, uma tendência internacional, para quem investe em conhecimento. Observou-se que os fatores fundamentais para o sucesso na profissão são responsabilidade, atualização em relação à legislação, dedicação e comportamento ético, além de levar em consideração uma visão de boas perspectivas para o mercado de trabalho.

Palavras-chave: Atuação no mercado de trabalho. Egressos de Ciências Contábeis. Educação Continuada.

Carla de Lacerda Segala Dourado e Thâmila Caroline da Cruz Carvalho Rodrigues

Palestra: A Prova Pericial Contábil: parecer e laudo

Palestrante: Sandra Maria Batista - Expressão Contábil & Associados


Estudo exploratório sobre os benefícios e desafios da implantação e utilização do SPED

Estudo exploratório sobre os benefícios e desafios da implantação e utilização do Sistema Público de Escrituração Digital - SPED na opinião de prestadores de serviços contábeis no Distrito Federal.

Resumo: O Sistema Público de Escrituração Digital – SPED é uma revolução que marca a etapa de transmissão digital, tem o objetivo de informatizar a relação entre o fisco e os contribuintes trazendo benefícios à sociedade e ao governo. O objetivo deste estudo é evidenciar os benefícios e desafios da implantação e utilização do SPED na opinião de prestadores de serviços contábeis no Distrito Federal. Para isso, foi apresentada uma base teórica que relata a opinião de profissionais da área contábil. A pesquisa foi realizada nos meses de dezembro/2009 a março/2010 onde foram entrevistadas vinte empresas que utilizam e vinte empresas que não utilizam o SPED. Como resultados checaram-se os benefícios e desafios citados e constatou-se que as empresas não estão preparadas para uma transformação tão radical em sua forma de escrituração. Notou-se que a NF-e é o subprojeto mais utilizado entre os usuários do SPED. Ao ser confrontado o julgamento dos dois grupos de respondentes, verificou-se que há semelhanças quantos aos benefícios e uma diversidade de opiniões quanto aos desafios nas empresas contábeis pesquisadas.

Palavras–chave: Sistema Público de Escrituração Digital - SPED. Tecnologia da Informação. Prestadores de serviços contábeis.

Cleide Machado de Oliveira e Eleandro Elias Carneiro

11/06/2010

A XIX Semana da Contabilidade terá transmissão ao vivo

A XIX Semana da Contabilidade contará com transmissão ao vivo através da WebTV da UCB Virtual.

A partir do próximo dia 11 estará disponível o teste de conexão para aqueles que desejarem testar o sistema.

O endereço da WebTV da UCB Virtual é: tv.catolicavirtual.br

Nele estão todas as informações necessárias para assistir a transmissão.