12/11/2010
11/11/2010
Demonstração do Valor Adicionado
Quinta-feira - Agenda
10/11/2010
Importância do Perito Contador Assistente
Quarta-feira - Agenda
09/11/2010
Perícia Contábil: Ação Revisional de Contratos
Terça-feira - Agenda
1º dia da Semana: Auditório cheio e venda de camisetas
08/11/2010
Instrumentos de Gestão para MPEs
Papel do perito contador em litígios da área trabalhista
Segunda-feira - Agenda
03/11/2010
Contagem regressiva
24/10/2010
21/06/2010
18/06/2010
YouTube no ensino da contabilidade de custos
YouTube no ensino da contabilidade de custos: investigação empírica sobre a opinião dos aprendizes do Curso de Ciências Contábeis da UCB quanto à utilização de vídeos no processo de ensino aprendizagem
Resumo: Esta pesquisa surgiu a partir da importância da educação continuada, por meios de novas tecnologias educacionais disponíveis aos interessados pela área contábil. A falta de informação, no que tange o conhecimento destas tecnologias possibilitou a busca de ferramentas para o ensino desta ciência que teve início devido a observações despropositadas feitas no site Youtube. O objetivo do trabalho foi investigar a utilização do uso de vídeos postados no YouTube da área contábil para o ensino da contabilidade de custos, e se estes vídeos podem ser considerados como ferramenta educacional. Para tanto, identificou-se os vídeos relacionados à contabilidade de custos e foi aplicado um questionário de pesquisa aos aprendizes matriculados nas disciplinas de contabilidade de custos com 21 alunos e em análise de custos com 29 alunos para a possível ou não comprovação do Youtube como mídia educacional. Os principais resultados demonstraram que na opinião dos aprendizes o YouTube pode ser considerado como uma nova ferramenta de ensino, sendo capaz de contribuir para o aprendizado de uma pessoa que não possui conhecimento algum sobre o assunto apresentado.
Palavras-chave: Contabilidade de Custos. Ensino-aprendizagem em Custos. Vídeos no Ensino de Custos.
Benefícios e desafios da exigência legal da publicação da DVA
Resumo: DVA trata-se de uma ferramenta que proporciona aos usuários das demonstrações contábeis informações relativas à riqueza aplicada pela entidade e a forma como tais são distribuídas. Após a promulgação da Lei 11.638/07, a publicação da DVA tornou-se obrigatória. Sintetizando tais informações, o objetivo do presente foi evidenciar a percepção de pesquisadores brasileiros acerca dos benefícios e desafios da exigência legal da publicação da DVA. Em conformidade com a pesquisa, foi aplicado um questionário a 9 autores que representam 97,63% das citações. A formulação dos dados realizou-se por meio dos programas Excel e o software estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). A partir da coleta dos dados e conclusão da pesquisa, observou-se obstante a opinião de pesquisadores brasileiros, que um dos benefícios que a DVA apresenta é a identificação da riqueza gerada e recebida pela empresa, demonstrando como esta é distribuída. A DVA apresenta alguns desafios consoantes à adaptação de sua publicação, um deles é a limitação conjuntural que está relacionada ao estágio de evolução do instrumento. Acredita-se na tendência destes desafios desaparecerem, uma vez que a Lei 11.638/07 veio para regulamentar à publicação desta.
Palavras-Chaves: Demonstração do Valor Adicionado – DVA. Benefícios e Desafios da DVA. Pesquisadores da DVA.
Jussara Ribeiro de Sousa e Silvia Helena Paula Carvalhêdo
Sistema Integrado de Gestão
Resumo: A implantação de um Sistema Integrado de Gestão numa organização permite progressos na obtenção de informações tempestivas e relevantes, visando melhores resultados. Estes sistemas desempenham papel fundamental, adicionando complexidade e dinamicidade aos processos dentro de uma organização, podendo solucionar fatores críticos para a realização de resultados planejados, permitindo interação em tempo real com as informações e proporcionando redução de custos, uma vez que administrar os custos é fundamental para a competitividade no mercado. O objetivo desta pesquisa é demonstrar a importância da implantação de um SIG, evidenciando as interferências nos resultados da organização. Para a pesquisa, foram analisadas as Demonstrações Contábeis da ThyssenKrupp Elevadores, explorando as informações antes e depois da implantação do Sistema ERP (Enterprise Resources Planning), que significa Planejamento de Recursos Empresariais, SAP R/3. Com a análise das informações obtidas da empresa ThyssenKrupp Elevadores SA, observamos que houve uma alavancagem no faturamento após a implantação do SAP R/3, sendo este um dos fatores positivos para a superação dos resultados. Com o SAP R/3, foi possível um maior gerenciamento e controle dos custos, resultando na obtenção de melhores resultados e a comprovando os benefícios agregados a esta implantação. Portanto, a partir dos tópicos demonstrados, é de suma importância a aquisição e implantação de um Sistema de Gestão, possuindo uma única base de dados e transmitindo informações relevantes em tempo real, permitindo assim o total gerenciamento dos direitos e deveres de uma organização, o que proporciona mais agilidade ao processo de tomada de decisão.
Palavras-Chave: Sistema Integrado de Gestão. Tomada de Decisão. Gerenciamento de Custos. Alavancagem nos Resultados. Sistemas ERP.
Raquel Limeira de Santana
17/06/2010
Correlação entre o índice market-to-book e os índices tradicionais de rentabilidade e EVA
Resumo: São vários os instrumentos utilizados para se avaliar os resultados das empresas. O próprio lucro auferido, os índices tradicionais de rentabilidade, o EVA®, entre outros, poderão servir como base para a tomada de decisão dos diversos usuários da Contabilidade. Ao comparar o valor contábil (book value) e o valor de mercado (market value) das empresas, nota-se que eles estão se distanciando cada vez mais, o que pode ser comprovado pelo índice Market-to-Book calculado pelo quociente entre valor de mercado e valor contábil. Esse índice apresenta o quanto a empresa é valorizada pelo mercado em relação ao seu valor contábil, mas pode não apresentar sua real capacidade de alcançar bons resultados. Diante disso, o objetivo principal deste estudo é verificar o grau de correlação entre o índice market-to-book e os índices tradicionais de rentabilidade e EVA® de uma amostra que totaliza 90 empresas, formada por organizações de capital aberto listadas na Revista Exame – Maiores e Melhores 2009. Para tanto, foram calculados os referidos índices, a correlação existente entre eles e o coeficiente de determinação (R²). Em seguida foi aplicada a técnica estatística de Análise de Cluster para dividir a amostra em grupos homogêneos. Os procedimentos de correlação e regressão foram repetidos em cada cluster formado – 02 ao total. Como resultado, tem-se que a correlação entre as variáveis é fraca - tanto no geral, quanto em cada cluster, mostrando que a decisão do acionista sobre aplicar ou não seus recursos em uma empresa vai além do resultado por ela alcançado e que a variável que mais se correlaciona com o market-to-book é a Rentabilidade do Patrimônio Líquido. Já o coeficiente de determinação (R²) é baixo, impossibilitando o uso da reta de regressão para prever ou estimar a variável dependente.
Palavras-chave: Análise de resultados. Market-to-book. Índices de desempenho. EVA®.
Luciano Souza Gonçalves e Viviane Baiao da Cunha
16/06/2010
Custo-volume-lucro de empresas agropecuárias
Resumo: O município de Campos Belos tornou-se referência na criação de gado de corte no estado de Goiás, destacando-se principalmente por sua produtividade e também pela contribuição no desenvolvimento econômico e financeiro das comunidades ligadas ao seu cultivo. O controle dos custos na pecuária é um dos fatores que mais contribuem para o sucesso do ramo, em função disso, o objetivo do trabalho é demonstrar a aplicação dos conceitos de custo-volume-lucro no processo de criação do gado nas empresas do município. Para tal, foi efetuado um estudo exploratório, verificando a aplicação dos custos e o impacto em seu volume e lucro. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório, as coletas dos dados foram feitas através de visitação aos locais, e entrevista diretamente com o produtor. Com isso observa-se que a análise de custos auxilia de forma positiva o processo de gestão das empresas rurais do município. Palavras chave: Análise de custo-volume-lucro; Gado de corte; Empresas rurais; Campos Belos.
Fabiano Lima Vieira e Fernando Barros Reis
Jornada de trabalhos interdisciplinares
15/06/2010
Atuação dos egressos de Ciências Contábeis da UCB
Resumo: O estudo sobre a atuação no mercado de trabalho dos egressos em Ciências Contábeis é fator relevante para investigar a contribuição do curso superior em sua vida profissional e evidenciar o status profissional dos novos contadores no mercado de trabalho. Esta pesquisa tem o objetivo de investigar a atuação dos egressos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Brasília (UCB) no mercado de trabalho, e para tanto, realizou-se pesquisa de campo junto aos egressos que concluíram o bacharelado no período de 2005 a 2007. De um total de 167 bacharéis, 52 participaram da pesquisa. Como resultado verificou-se que de forma geral os egressos do curso estão satisfeitos com a área contábil, não encontrando dificuldades para ingressar no mercado de trabalho, e percebendo, em termos salariais, significativa melhora após a conclusão do curso, seguindo assim, uma tendência internacional, para quem investe em conhecimento. Observou-se que os fatores fundamentais para o sucesso na profissão são responsabilidade, atualização em relação à legislação, dedicação e comportamento ético, além de levar em consideração uma visão de boas perspectivas para o mercado de trabalho.
Palavras-chave: Atuação no mercado de trabalho. Egressos de Ciências Contábeis. Educação Continuada.
Carla de Lacerda Segala Dourado e Thâmila Caroline da Cruz Carvalho Rodrigues
Palestra: A Prova Pericial Contábil: parecer e laudo
Estudo exploratório sobre os benefícios e desafios da implantação e utilização do SPED
Resumo: O Sistema Público de Escrituração Digital – SPED é uma revolução que marca a etapa de transmissão digital, tem o objetivo de informatizar a relação entre o fisco e os contribuintes trazendo benefícios à sociedade e ao governo. O objetivo deste estudo é evidenciar os benefícios e desafios da implantação e utilização do SPED na opinião de prestadores de serviços contábeis no Distrito Federal. Para isso, foi apresentada uma base teórica que relata a opinião de profissionais da área contábil. A pesquisa foi realizada nos meses de dezembro/2009 a março/2010 onde foram entrevistadas vinte empresas que utilizam e vinte empresas que não utilizam o SPED. Como resultados checaram-se os benefícios e desafios citados e constatou-se que as empresas não estão preparadas para uma transformação tão radical em sua forma de escrituração. Notou-se que a NF-e é o subprojeto mais utilizado entre os usuários do SPED. Ao ser confrontado o julgamento dos dois grupos de respondentes, verificou-se que há semelhanças quantos aos benefícios e uma diversidade de opiniões quanto aos desafios nas empresas contábeis pesquisadas.
Palavras–chave: Sistema Público de Escrituração Digital - SPED. Tecnologia da Informação. Prestadores de serviços contábeis.
Cleide Machado de Oliveira e Eleandro Elias Carneiro
12/06/2010
11/06/2010
A XIX Semana da Contabilidade terá transmissão ao vivo
A partir do próximo dia 11 estará disponível o teste de conexão para aqueles que desejarem testar o sistema.
O endereço da WebTV da UCB Virtual é: tv.catolicavirtual.br
Nele estão todas as informações necessárias para assistir a transmissão.
02/06/2010
30/05/2010
Caderno de Resumos
Neste mês de junho, iremos divulgar a segunda e a terceira edição desse caderno. Sua primeira edição foi em novembro de 2005 com resumos de 2003 e 2004. A segunda edição traz resumos de 2005 e 2006; e a terceira 2007 a 2009.
O caderno de resumos auxilia os alunos que ainda estão em dúvida sobre qual tema explorar em seu trabalho de conclusão de curso e, também, nos permite visualizar as áreas de concentração e do conteúdo que está sendo explorado nos artigos de conclusão de curso.
Espera-se com estes exemplares despertar nos alunos o interesse pela pesquisa acadêmica e em contribuir para o crescimento do meio acadêmico em que vivem.
Uma boa leitura a todos.
Extra Nº 02 – Junho de 2010
Extra Nº 03 – Junho de 2010
Organizadores do Caderno de Resumos:
Idalberto José das Neves Júnior
Simone Araújo do Carmo
Daniel Chaves Fernandes
25/05/2010
Convite
O professor Alexandre dos Santos Silva, diretor do curso de Ciências Contábeis da UCB, convida toda a comunidade acadêmica para prestigiar a XIX Semana da Contabilidade.